top of page

QUALIDADE é o melhor plano de negócio ;)

Atualizado: 4 de nov. de 2020

Esta frase é demais: "Se você não é capaz de descrever o que você faz como PROCESSO, você não sabe o que está fazendo". Deming

A organização que não tem como estratégia de negócio a Qualidade; não tem missão, visão e nem valores, pelo contrário, "empurra" as atividades, não tem processos definidos e acredita que as metas estabelecidas estão sendo atingidas de forma satisfatória. Porém, esta falta de cuidado pode resultar em desperdícios, retrabalhos, gastos desnecessários e o pior de tudo: na insatisfação de seus clientes.

Ao mencionar a "insatisfação de seus clientes" cabe considerar não apenas os clientes externos, àqueles que compram produtos ou contratam serviços; mas também os clientes internos, àqueles que são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da organização. E isto nos remete a outra famosa frase de Deming: "O consumidor é a parte mais importante da linha de produção; sem ele, não se tem a linha de produção", e ousadamente complemento o que já é subjetivo: "Os clientes internos precisam de competência, motivação e reconhecimento, caso contrário, não se engane com os produtos e serviços ofertados".

A Qualidade é fantástica, uma arte e uma cultura que deve provocar mudanças contínuas e favoráveis à uma organização. Não faça "Qualidade", viva "Qualidade" todos os dias: os clientes agradecem. :)


114 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page