top of page

Sustentabilidade é assunto sério!

Atualizado: 4 de nov. de 2020


Muito se fala em riscos, aliás, o gerenciamento de riscos vem sendo abordado em muitas normas de gestão, guias de boas práticas, requisitos legais; o que leva as organizações a se adaptarem constantemente a esta realidade. Alguns exemplos: NR 01- Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos, ISO 9001:2015, ISO 45001:2018, ISO 14001:2015, Guia PMBOK, e assim segue uma infinidade de outros exemplos que abrangem todos os segmentos de mercado.

A metodologia Lean Six Sigma mostra que "melhoria gera mudança, mas nem toda mudança é uma melhoria"; na verdade todos querem melhorar, e para melhorar é preciso mudar! Mudar conceitos, mudar hábitos, mudar culturalmente àquilo que não faz mais sentido e que não permite a uma organização crescer sustentavelmente em todos os sentidos.

Assunto novo este? Não! Assunto por muito tempo desconsiderado? Sim!

O risco é traduzido como um acontecimento incerto ou eventual, onde a probabilidade de sua ocorrência e os impactos resultantes são fatores a serem considerados.

Hoje temos acontecimento mais incerto e eventual que a Pandemia? Pois bem, um risco grande, enorme! Risco de probabilidade baixa, mas de grande impacto, e nem vem ao caso relatar as consequências, estamos todos vivendo “ao vivo, on line e com todas as cores”.

Mas o objetivo maior desta publicação é falar sobre a "Sustentabilidade", mais especificamente sobre o tão falado "Aquecimento Global" ao qual não podemos fechar os olhos.

Partindo do princípio que "Sustentabilidade" é a capacidade de utilização dos recursos naturais sem comprometê-los para as gerações futuras, temos inserido neste contexto muitos riscos as serem tratados, sendo um deles o "Aquecimento Global".

Primeiro o "Protocolo de Kyoto", mais recente o "Acordo de Paris", enfim, compromissos internacionais que vão sendo efetivados como ações para redução de gases que aceleram o efeito estufa.

Um problema governamental? Sim! Mas que envolve toda a sociedade, a conscientização de todos que direta ou indiretamente contribuem na liberação destes gases tão prejudiciais.

É muito gratificante ver organizações que levam a sério este assunto, pois é base da sua estratégia influenciar e contribuir positivamente junto a sociedade. E vai muito além, é ter missão, visão e valores fortes e dignos, é não pensar apenas em seus objetivos individuais, mas no todo, em seus clientes, na sociedade, no mundo.

Vamos fazer a nossa parte, espero que daqui a alguns anos eu não volte aqui comentando a concretização de consequências pela falta de ações conhecidas que podem minimizar fortemente o "Aquecimento Global".

A "Sustentabilidade" é assunto sério!

Não vamos fechar os olhos, temos que seguir respeitando o meio ambiente, antes que esta "pandemia" também chegue de forma inesperada, ou melhor, esperada; pois se trata de um risco conhecido. E sabemos que não gerenciar riscos é um risco!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page