top of page

Otimizar é agregar valores aos processos!

Você passa as suas meias? Então está na hora de otimizar o seu processo. ;)

Esta pergunta marcou a minha vida, em 2015 fiz uma extensão voltada para Gestão e Negócios na Universidade da Califórnia em Irvine e um dos módulos deste curso tinha como assunto o Lean Six Sigma, excelente aula ministrada pelo professor James Braggs.

Lembro até hoje quando o professor fez esta pergunta que nos remete a pensar que devemos eliminar dos processos tudo aquilo que não agrega valor, e pior, que demanda tempo e resulta em perca de tempo. Sem dúvida alguma foi o módulo que mais gostei, principalmente porque o Lean Six Sigma está totalmente voltado à Qualidade, a minha área de atuação. :)

Mas o que é um processo?

"Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas)". Esta definição segue conforme a ISO 9000, onde basicamente precisamos de insumos para executar as nossas atividades diárias que resultam em produtos, porém o que nunca devemos esquecer é que os diversos processos de uma organização formam um sistema e não são independentes, muito pelo contrário, na maioria das vezes as saídas de um processo são entradas para outro processo.

E quando temos saídas que não são entradas para outros processos?

Eis a questão, se isto anda acontecendo, cabe parar e analisar se estas saídas são realmente necessárias, senão vai continuar passando as suas meias. ;)

Quanto ao Lean Six Sigma?

Ahhh... vou escrever muito ainda sobre ele, aprendendo ainda mais com a EDTI.

E fica a dica: não perca tempo executando atividades desnecessárias, mais integração e menos burocracia! Qualidade sempre!

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page